Prática Educativa em Medicina
Carmen Lúcia Bezerra Machado, Waldomiro Carlos Manfroi
DA CASA EDITORA - 2005

 
As alternativas de ensino em saúde podem ser identificadas como as que se fazem necessárias nos âmbitos: legal, institucional, dos cenários de ensino e de trabalho, dos papéis (atitudes socialmente aceitas) e mesmo dos indivíduos (sejam professores, alunos ou funcionários) presentes no processo de ensino, enquanto uma questão de saúde. Olhando de outra perspectiva, a prática educativa em saúde estabelece um terreno educativo amplo, mas comum, de argumentação enfocando uma visão pouco comum das idéias sobre a formação dos trabalhadores de saúde, inclusive a formação médica.

 


Os questionamentos registrados neste livro nasceram da necessidade de compreender - na tentativa de enfrentar - a séria crise do ensino médico no Brasil. Conhecer a trajetória da CINAEM, saber da discussão que levou ao lançamento das novas diretrizes curriculares do curso de medicina e acompanhar a resposta institucional pública através do lançamento do Programa de incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Graduação em Medicina PROMED, e transformar este esforço, num "transformar", para além do conformar um projeto mais amplo de educação permanente, numa iniciativa para mobilizar e fazer circular valores, sentimentos e razões, nas dimensões intersubjetivas, que constituem como coerências e sentidos, é eticizar o mundo.


Neste contexto se situa a disciplina de Prática Educativa em Medicina, ponto de partida, para atendendo às solicitações dos Cursos de Pós-Graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (manifestas pelos alunos e ratificadas pelos professores), oportunizar a reflexão sobre os processos vivenciados cotidianamente de modo a sistematizar o vivido, reconhecer as questões geradoras e o contexto em que se institui este processo, examinar estratégias adotadas em seu desenvolvimento e, por fim, analisar e interpretar algumas expressões que tal processo assume para os profissionais envolvidos.


    VOLTA